E-commerce vive o Natal do “usuário rei”

Com explosão do uso de aplicativos, lojas on-line tem diante de si o desafio de garantir não só desempenho de suas plataformas, mas a melhor experiência possível ao consumidor

São Paulo, 17 de dezembro de 2015 – Poucos períodos são tão importantes para o comércio como o Natal. Seja nas lojas físicas ou on-line, é a época para conquistar clientes em meio a uma acirrada concorrência. A crise econômica vem deixando o brasileiro cauteloso na hora de ir às compras. A Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) estima que os consumidores gastarão 22% menos neste Natal – pouco mais de R$ 100 por presente. Com a cultura digital cada vez mais forte, a internet surge como uma alternativa para economizar. Ela permite uma compra planejada, com facilidades na comparação de preços e um leque maior de opções de pagamento. Segundo a consultoria Stylight, 20% do volume de vendas no e-commerce mundial é gerado durante o período natalino.

Com a recente explosão no uso de aplicativos móveis para todos os tipos de tarefas – inclusive comprar – o e-commerce vive uma revolução. A última pesquisa WebShoppers mostra que as compras feitas por meio de tablets e smartphones já respondem por 10% do total. A principal motivação para essa modalidade é a praticidade. “Se o aplicativo ou sistema da loja on-line não rodar em 3 segundos, o consumidor desiste da compra e vai para a concorrência”, alerta o vice-presidente de soluções de Enterprise Management da CA Technologies, João Fábio Valentin. “Com a Economia dos Aplicativos a pleno vapor, este será o Natal do ‘usuário rei’.”

Se, desde o surgimento da internet, a grande questão do comércio eletrônico em períodos de pico era manter no ar e com bom desempenho os sites, agora a preocupação ganha contornos refinados e complexos. Além de, claro, garantir a estabilidade da página, é fundamental oferecer ao consumidor digital uma navegação amigável, rápida, segura e que rode tão bem no smartphone quanto no desktop. É fundamental, por exemplo, oferecer funcionalidades de zoom nas imagens dos produtos e um checkout em um ou dois passos.

“O ponto chave para um e-commerce estender sua plataforma para a mobilidade é o design. O usuário espera ter em seu celular uma experiência tão ou mais rica do que no browser”, diz João Fábio Valentin. “Já há casos de empresas que dão prioridade às compras via aplicativo em detrimento da web. Esse é o futuro do e-commerce.”

Valentin avalia que o comércio eletrônico no Brasil vem amadurecendo e ocupa uma posição de vanguarda em termos de infraestrutura, desempenho e segurança. Um dos pontos de melhora diz respeito ao investimento em nuvem, especialmente na nuvem elástica. Nessa modalidade, o provedor de nuvem direciona mais espaço de acordo com a necessidade de processamento da empresa, de forma automática. Assim, reduz-se o risco de um site, por exemplo, não suportar um grande volume de acessos.

Tecnologia da CA para o e-commerce

Para fazer frente aos desafios da Economia dos Aplicativos no e-commerce, a CA Technologies, companhia especializada em acelerar a inovação de empresas, conta com soluções tecnológicas de ponta. Atualmente, cerca de 25% do volume de negócios da CA é proveniente de clientes das áreas de e-commerce e de serviços financeiros para dar suporte ao e-commerce.

Para uma operação bem-sucedida no Natal, um varejista deve começar a pensar sobre sua base tecnológica com no mínimo seis meses de antecedência. Esse prazo é importante para que ele possa tirar o máximo proveito de soluções voltadas ao monitoramento e, assim, se antecipar à demanda dos consumidores. São 3 meses de monitoramento e análise, mais 3 meses para tomar decisões e executar as mudanças apontadas na etapa anterior.

Veja os produtos da CA direcionados a esse mercado:

CA APM – Gerencia a performance de sistemas na web. Mostra visualmente mudanças nos ambientes de TI para que as equipes possam identificar rapidamente quando e onde elas ocorreram e o impacto resultante do serviço. Além disso, ajuda a reconhecer rapidamente os problemas que surgem e entender intuitivamente aqueles mais complexos e recorrentes.

CA App Analytics – Monitora o desempenho de aplicativos móveis para obter informações sobre a experiência, desempenho e utilização pelo usuário final. Fornece a analistas, desenvolvedores de aplicações, operações de TI e equipes de suporte monitoramento integral sobre a experiência do usuário e a saúde do aplicativo. Identifica e investiga problemas e fornece às equipes dados reais dos clientes, para que sejam feitas as correções necessárias na próxima atualização do app.

CA UIM – Monitora de forma unificada sistemas de TI e serviços na nuvem do negócio. Solução de monitoramento de TI escalável que permite visualizar em 360 graus o rendimento dos sistemas e da infraestrutura. Permite utilizar visualizações, alarmes e relatórios sofisticados para prevenção proativa de problemas.

CA Capacity Manager – Utiliza as informações existentes sobre desempenho para apresentar recomendações automatizadas sobre otimização e estimativas de utilização que balanceiam as cargas de trabalho do data center. Isso permite que a empresa dimensione corretamente seu ambiente de TI e garanta resultados com confiança no seu ambiente físico, virtual e em nuvem. Gerencia a capacidade da infraestrutura de atender futuras necessidades da empresa, como um aumento no número de acessos.

Contatos para a imprensa

Eduardo Gaggini

Zeno Group

Débora Silva

Telefone: +55 11 5503 6363

Larissa Rosa

Zeno Group - Brasil

Carolina Freitas de Mendonça

Zeno Group - Brasil

SOBRE A CA TECHNOLOGIES

CA Technologies (NASDAQ: CA) cria softwares que potencializam a transformação das empresas e lhes permite aproveitar as oportunidades da economia dos aplicativos. Software está no centro de todas as empresas em todos os setores. Do planejamento ao desenvolvimento, da gestão à segurança, a CA Technologies trabalha com empresas em todo o mundo para mudar a maneira como vivemos, compramos, vendemos e nos comunicamos – por meio da nuvem (privada e pública), de plataformas móveis e de ambientes de TI, dos distribuídos ao mainframe. Saiba mais em www.ca.com/br.

NOTICIAS JURIDICAS

Copyright © 2015 CA. Todos os direitos reservados. Todas as marcas comerciais, nomes comerciais, marcas de serviço e logotipos aqui mencionados pertencem às suas respectivas empresas.

Central da moderna fábrica de software

Aqui, você encontra dicas, ferramentas e informações para impulsionar sua transformação digital.

Sobre o quê você gostaria de conversar?
Fale conosco 0800 771 6350