Empresas brasileiras faturam 29% mais ao adotar DevOps, mostra pesquisa da CA Technologies

Estudo feito pela companhia e conduzido pela britânica Vanson Bourne revela que adesão à metodologia chega a 73% no Brasil – bem à frente da média global, de 24%

São Paulo, 26 de fevereiro de 2015 –Empresas brasileiras que adotaram em sua área de tecnologia conceitos de DevOps viram seu faturamento aumentar em 29%, mostra estudo global da CA Technologies, uma das maiores companhias de software para segurança, desenvolvimento e gestão de TI do mundo. O DevOps é uma metodologia que consiste na integração das equipes e processos de desenvolvimento e de operações para buscar mais eficiência e rapidez no ciclo de produção de novos softwares.

A pesquisa ouviu 1.425 executivos e líderes de TI em 15 países: Alemanha, Austrália, Brasil, Canada, China, Coréia do Sul, Espanha, Estados Unidos, França, Índia, Inglaterra, Itália, Japão, Suíça e Singapura.

A alta no faturamento associada ao DevOps nas empresas brasileiras supera a média global, que foi de 19%.A manutenção e a correção dos aplicativos ficou 21% mais rápida no mundo, e 30% no Brasil.Já a colaboração entre departamentos que aumentou 21% no mundo e cresceu 29% no Brasil.

Para 78% dos entrevistados brasileiros, o maior ganho com a adoção às práticas de DevOps foi o aumento na frequência de lançamentos de softwares (78%), seguido pela redução no tempo gasto com manutenção e correção de aplicativos (71%) e a diminuição do time-to-market (70%). São esperados ainda resultados como a disponibilidade do software em mais plataformas (72%), a melhoria do desempenho dos aplicativos (59%) e mais colaboração entre os departamentos (48%).

“O DevOps não éum produto nem uma tecnologia em particular. O DevOps é uma metodologia que pretende integrar as funções normalmente isoladas das equipes de desenvolvimento (Dev) e de operações (Ops) em um único e contínuo processo”, afirma o diretor de Soluções da CA Technologies para América Latina, Rodrigo Bernardinelli.“O que vemos em nossa pesquisa é que esse conceito já convenceu as empresas brasileiras, que entendem seus benefícios e agora se preparam para implementá-la em suas áreas de TI”.

A CA tem um amplo portfólio para automatizar processos dentro da metodologia.

Aderência ao DevOps chega a 73% no Brasil

A adesão das empresas brasileiras ao DevOps supera em muito a média global. Enquanto no mundo 24% das companhias já adotaram o conceito, no Brasil o índice é de 73%. Aqui, 21% pretendem usar DevOps nos próximos dois anos e 6%, em um prazo de 3 a 5 anos. No mundo, os números são 46% e 18%, respectivamente. Os setores mais afeitos à metodologia são Telecom e Mídia e Entretenimento.

No Brasil, a prioridade na hora de implementar o DevOps é mudar a estrutura organizacional, para 59% dos entrevistados. A ação vem em 5º lugar, com 40%, no cenário global. No mundo, a principal preocupação é contratar pessoas qualificadas, com 63%.

As ferramentas consideradas mais críticas para adoção deDevOps, tanto no cenário nacional quanto no internacional, foram o monitoramento de performance de aplicativos e o teste de performance (52%). Os principais motivos citados para buscar a metodologia, no Brasil, foram a melhoria da qualidade e da performance de aplicativos (52%), a necessidade de desenvolvimento simultâneo em várias plataformas (41%) e o aumento da utilização de dispositivos móveis (36%). Os três fatores também aparecem como prioridades no cenário global.

Estrutura interna e segurança são desafios

Quando questionados sobre os obstáculos à estratégia de DevOps, os executivos e líderes de TI brasileiros fizeram menção a questões relacionadas à estrutura interna de suas empresas. Para 36% deles, é um desafio encontrar o parceiro ideal para ajudar na adoção da metodologia. Outros 31% veem falta de alinhamento entre as funções e responsabilidades das equipes de desenvolvimento e de operações. E 26% identificam problemas no entendimento do ciclo completo do desenvolvimento de softwares. No mundo, a maior preocupação é com segurança e compliance (28%).

Contatos para a imprensa

Claudia Daré

Zeno Group - LatAm
Telefone: + 55 11 31460977

Bruno Rossini

Telefone: +5511 5503 6326

SOBRE A CA TECHNOLOGIES

CA Technologies (NASDAQ: CA) cria softwares que potencializam a transformação das empresas e lhes permite aproveitar as oportunidades da economia dos aplicativos. Software está no centro de todas as empresas em todos os setores. Do planejamento ao desenvolvimento, da gestão à segurança, a CA Technologies trabalha com empresas em todo o mundo para mudar a maneira como vivemos, compramos, vendemos e nos comunicamos – por meio da nuvem (privada e pública), de plataformas móveis e de ambientes de TI, dos distribuídos ao mainframe. Saiba mais em www.ca.com/br.

NOTICIAS JURIDICAS

Copyright © 2015 CA. Todos os direitos reservados. Todas as marcas comerciais, nomes comerciais, marcas de serviço e logotipos aqui mencionados pertencem às suas respectivas empresas.

Central da moderna fábrica de software

Aqui, você encontra dicas, ferramentas e informações para impulsionar sua transformação digital.

Sobre o quê você gostaria de conversar?
Fale conosco 0800 771 6350