Estudo da CA: mais de 70% das empresas brasileiras já usam APIs para desenvolvimento de apps

Com participação de 1.442 executivos de 16 países, pesquisa mostra desafios para uma adoção segura e eficiente das interfaces de programação

São Paulo, 31 de março de 2016 – A CA Technologies divulga hoje estudo global com um panorama sobre a adoção de APIs, as Interfaces de Programação de Aplicações, por empresas. As APIs funcionam como conectores entre diferentes sistemas, de diversas companhias. Em sua origem, elas possibilitavam o acesso a bibliotecas de funções pre-construídas de um software. Agora, em meio à profusão da mobilidade e da Internet das Coisas, as APIs ganham um papel estratégico para o desenvolvimento de aplicativos web e mobile, em ambientes compartilhados.

A pesquisa da CA, em parceria com a Freeform Dynamics, ouviu 1.442 executivos das áreas de Negócios e de TI de empresas de 9 setores da economia, em 16 países – incluindo o Brasil.

O estudo identificou um conjunto de corporações chamadas de Disruptores Digitais, aquelas que lideram no uso de APIs para aperfeiçoar o desenvolvimento de softwares. Nesse grupo, as empresas estão 2 vezes mais propensas a adotar APIs para otimizar o desenvolvimento interno e 2,8 vezes mais inclinadas a usar a tecnologia para sustentar um ambiente de desenvolvimento para terceiros, ou seja, programadores de fora da companhia.

“APIs são fundamentais na Economia dos Aplicativos”, diz o diretor da área de Segurança da CA Technologies para a América Latina, Denyson Machado. “Não basta ter APIs. As empresas têm de criar, gerenciar, monitorar e garantir a segurança dessas APIs. A CA conduz essas tarefas por seus clientes, para que eles se tornem Disruptores Digitais.”

Quadro atual

O estudo da CA traça um panorama sobre o uso das APIs hoje. E o Brasil está em sintonia com o cenário global. Segundo a pesquisa, no mundo, 79% das empresas adotam a tecnologia para integrar sistemas de back-office (mesmo porcentual no Brasil); 78%, para o desenvolvimento de aplicativos baseados na web (79% no Brasil); e 76% para o desenvolvimento de aplicativos móveis (74% no Brasil).

Há ainda 74% que possibilitam o acesso a dados por desenvolvedores externos à corporação (66% no Brasil) e 73% que exploram serviços de terceiros por APIs (mesmo porcentual no Brasil).

Necessidade vs Investimento

“Tirar o máximo proveito dos APIs deve ser visto ainda como um trabalho em progresso, tanto global como regionalmente”, diz Denyson Machado. A pesquisa indica que os executivos conhecem as estratégias para ter sucesso com APIs, mas nem todos as aplicam.

Na média global, 90% dos entrevistados vê como necessário ter infraestrutura e ferramentas em dia para um boa estratégia de APIs, mas apenas 36% já implementaram essa medida. No Brasil, o abismo é um pouco menor, mas ainda significativo: 96% consideram a tarefa importante, e 46% já a executaram.

Em relação à segurança, no mundo, 89% dos executivos diz ser necessário lidar com desafios de segurança e compliance quando o assunto é APIs, mas apenas 34% de fato o fazem. No Brasil, os números são de 86% e 37% respectivamente.

No geral, 85% dos entrevistados considera importante recrutar uma massa crítica de desenvolvedores no programa de APIs da companhia, porém 28% deles de fato o fez. No Brasil, são 87% que acham a medida importante, e 32% que a adotaram.

Chama a atenção o fato de que há um porcental maior de brasileiros que dizem ter encontrado os fornecedores certos de ferramentas e de consultoria em APIs. O número chega a 36% aqui, contra 29% no global. Cerca de 90% dos entrevistados classificou esse como um ponto vital para o sucesso da estratégia de APIs da corporação.

Benefícios das APIs

Ainda que desafiador, usar APIs como um indutor da tranformação digital de uma empresa, já mostra seus benefícios.

De acordo com o estudo, no Brasil, 79% das companhias que investem na tecnologia expandiram seu alcance digital; 78% reduziram custos e riscos de TI; 78% entregaram uma melhor experiência do usuário; 74% são capazes de monetizar seus dados; e 71% entregam aplicativos mais rapidamente. Os números seguem tendência global.

Contatos para a imprensa

Eduardo Gaggini

Zeno Group

Débora Silva

Telefone: +55 11 5503 6363

Carolina Freitas de Mendonça

Zeno Group - Brasil

Larissa Rosa

Zeno Group - Brasil

Manuel Pinto

Zeno Group

SOBRE A CA TECHNOLOGIES

CA Technologies (NASDAQ: CA) cria softwares que potencializam a transformação das empresas e lhes permite aproveitar as oportunidades da economia dos aplicativos. Software está no centro de todas as empresas em todos os setores. Do planejamento ao desenvolvimento, da gestão à segurança, a CA Technologies trabalha com empresas em todo o mundo para mudar a maneira como vivemos, compramos, vendemos e nos comunicamos – por meio da nuvem (privada e pública), de plataformas móveis e de ambientes de TI, dos distribuídos ao mainframe. Saiba mais em www.ca.com/br.

NOTICIAS JURIDICAS

Copyright © 2016 CA. Todos os direitos reservados. Todas as marcas comerciais, nomes comerciais, marcas de serviço e logotipos aqui mencionados pertencem às suas respectivas empresas.

Central da moderna fábrica de software

Aqui, você encontra dicas, ferramentas e informações para impulsionar sua transformação digital.

Sobre o quê você gostaria de conversar?
Suporte
Fale conosco 0800 771 6350