CA Technologies lança solução para facilitar a vida dos cidadãos e melhorar os serviços prestados pelos órgãos públicos do estado

Conjunto de soluções GPM (Governo na Palma da Mão) integra sistemas de secretarias, ministérios e demais órgãos públicos para diminuir deslocamentos e custos de agendamento de consultas médicas e matrículas escolares, entre outros serviços fundamentais

São Paulo, 16 de fevereiro de 2017 – A CA Technologies, empresa norte-americana de software presente há mais de 35 anos no Brasil, anuncia um conjunto de soluções para facilitar o acesso e agendamento de serviços públicos via celular. A plataforma, chamada de Governo na Palma da Mão® (GPM), tem como objetivo integrar diferentes secretarias, ministérios e outras entidades governamentais e o cidadão em um único aplicativo. Totalmente desenvolvido no país, o GPM permite atender às demandas de agilidade e transparência do consumidor digital ao viabilizar que instituições tidas pela população como burocráticas adotem rapidamente práticas modernas de interação aberta, como omnichannel e Internet das Coisas.

“As pessoas compram bens materiais, se locomovem, fazem transações bancárias e pedem comida com a ajuda da tecnologia. Cada vez mais, isso faz com que haja menos tolerância à burocracia e a deslocamentos físicos”, afirma Denyson Machado, diretor sênior de CyberSecurity e API Management da CA Technologies para a América Latina, sobre a necessidade de criação da nova solução. “O GPM tira proveito da familiaridade dos cidadãos com as tecnologias móveis e permite em apenas alguns cliques agendar consultas médicas, fazer matrículas escolares, acompanhar o desempenho dos alunos, realizar campanhas de saúde, entre outras atividades de serviço público, sem enfrentar filas”.

Apresentada aos clientes recentemente, a solução está em fase de implantação pela PRODAM – Processamento de Dados Amazonas. Durante etapa prévia à prova de conceito, o Estado testou a adesão a aplicativos ao realizar as matrículas escolares para o ano letivo 2017, com resultados significativos: mais de 120 mil matrículas ou rematrículas foram feitas por meio de smartphones, tablets ou acesso pela internet via computadores, em um modelo que reproduz o conceito do Governo na Palma da Mão®. Desse total, 70% se referiam a alunos das escolas estaduais em localidades fora de Manaus.

“Durante décadas, pais e responsáveis ficaram nas filas da humilhação para fazer a matrícula de seus filhos. Isso mudou neste ano e tal novidade mostra que devemos inovar buscando melhoria da qualidade de vida das pessoas. Com acesso mais fácil aos serviços, e menos burocracia, os cidadãos se livram de uma série de estresses que hoje, infelizmente, são corriqueiros no atendimento ao público, e ainda podem ficar mais tempo com suas famílias”, explica Marcio Lira, presidente do PRODAM.

Ao integrar diferentes serviços, o GPM permite também que o Estado tenha uma visão mais ampla das necessidades da população, além de se tornar um canal de relacionamento bidirecional. “Quando falamos em ampliar o diálogo com o cidadão e sermos mais transparentes, podemos soma-lo à equação. Por exemplo, imagine que cada pessoa, ao precisar dos serviços de um Pronto-Socorro, tenha acesso a lista de plantonistas e possa denunciar ao se deparar com menos médicos. É bom para todos”, explica Marcio.

A solução Governo na Palma da Mão® (GPM) é viável a partir do uso das seguintes soluções da CA:

• CA Single Sign-On: permite ao usuário ter um único login e senha para acessar diferentes plataformas de maneira segura, incluindo a possibilidade de logar com redes sociais, como o Facebook;
  • CA API Management: integra fontes de dados, permitindo a exposição organizada das informações, oferecendo a melhor experiência possível ao usuário;
  • CA Identity Suite: simplifica o processo de gerenciamento das diversas credenciais usadas por um mesmo cidadão para os diversos serviços do governo.

SOBRE A CA TECHNOLOGIES

CA Technologies (NASDAQ: CA) cria softwares que potencializam a transformação das empresas e lhes permite aproveitar as oportunidades da economia dos aplicativos. Software está no centro de todas as empresas em todos os setores. Do planejamento ao desenvolvimento, da gestão à segurança, a CA Technologies trabalha com empresas em todo o mundo para mudar a maneira como vivemos, compramos, vendemos e nos comunicamos – por meio da nuvem (privada e pública), de plataformas móveis e de ambientes de TI, dos distribuídos ao mainframe. Saiba mais em www.ca.com/br.

NOTICIAS JURIDICAS

Copyright © 2017 CA. Todos os direitos reservados. Todas as marcas comerciais, nomes comerciais, marcas de serviço e logotipos aqui mencionados pertencem às suas respectivas empresas.

Contatos para a imprensa

Alexandre Scaglia

Débora Silva

Telefone: +55 11 5503 6363

Carolina Freitas de Mendonça

Larissa Rosa

Giovana Iniesta

Zeno Group - Brasil

Central da moderna fábrica de software

Aqui, você encontra dicas, ferramentas e informações para impulsionar sua transformação digital.

Sobre o quê você gostaria de conversar?
Fale conosco 0800 771 6350