Como manter o usuário na ponta dos dedos

*João Fabio Valentin

Foi-se o tempo em que as empresas criavam produtos sem consultar seus clientes. Antigamente, com menos ofertas e limitados em tempo e espaço, consumidores ficavam sujeitos à uma pequena lista de fornecedores. Hoje, a transformação digital já permite que o consumidor compre o produto que desejar em qualquer canto do mundo, permitindo inclusive o efeito “cauda longa”, que prova que há demanda para absolutamente toda sorte de produtos.

Com a chegada do mobile e adoção massiva desta tecnologia, fizeram-se possíveis os aplicativos fenômenos, que viram sucesso da noite para o dia, tornando as empresas donas o que chamamos de ‘unicórnios’. Parece acaso, mas há muita matemática por trás de sucessos como o Pokémon Go, por exemplo, que conquistou um público mais abrangente do que os assíduos gamers ao oferecer facilidade de acesso e manuseio, e por ter uma base de dados de localização de dar inveja em qualquer GPS.

Há várias técnicas para construir um aplicativo de sucesso e a mais importante delas é ouvir o consumidor: antes, durante e depois do lançamento. A melhora tem que ser contínua, já que a disputa pela atenção do usuário é constante e acirrada.

No mundo dos dados, a competição é brutal. Por meio de ferramentas de Analytics, empresas acabam tendo acessos às mesmas informações. O nome, no entanto, engana: Analytics não fornece análise, senão uma infinidade de dados, transpostos a gráficos, que devem ser lidos por alguém. Para ser bem sucedido na Economia dos Aplicativos, é necessário ter alto poder de análise para, assim, fazer boas escolhas.

A análise tem um papel importante mesmo nos casos em que a ideia inicial parte de um insight, e não de uma pesquisa. Além disso, por meio de testes gradativos junto ao público desejado, é possível detectar se há adesão ao aplicativo, permitindo às empresas definir se desejam continuar ou não seu desenvolvimento. Este tipo de feedback é fundamental para corrigir e melhorar apps.

Outros fatores cada vez mais decisivos para o sucesso de aplicativos são as metodologias ágeis e o processo de Entrega Contínua, que possibilitam dividir um único projeto em partes menores, sob constante revisão, atualização e melhoria, mesmo depois de lançado. Desta forma, problemas são isolados mais rapidamente e com menor impacto na experiência de uso, assim como melhorias são desenvolvidas em um prazo cada vez menor. Afinal, foi-se o tempo em que um produto demorava anos para receber uma nova versão.

O mundo hoje acontece em tempo real e vive constantes mudanças: uma vez disponibilizado para o mercado, um aplicativo produz uma imensa base de dados, que possibilita mapear o percurso feito pelo usuário, quanto tempo ficou em cada página e onde posicionou seu dedo. Detalhes como acompanhar a evolução dos celulares, cujas telas têm se tornado cada dia maiores, e entender que o alcance dos polegares começa a se limitar até o meio da tela, faz com que o desenvolvedor atento posicione os botões importantes na metade inferior da tela, melhorando a navegabilidade.

Já presenciei executivos dizendo que não se conformam por terem investido muito dinheiro em diversas páginas de aplicativo para, ao final, perceber que só algumas são, de fato, acessadas. Hoje, só comete este erro quem quiser, pois já é fácil rastrear quais páginas são “quentes” e aperfeiçoar produtos, melhorando a experiência do usuário.

Há três importantes pilares no desenvolvimento e manutenção de um aplicativo: Código, Design e Infraestrutura. É preciso que todos funcionem bem para atingir a excelência. Com ferramentas de monitoramento de desempenho e Analytics, uma equipe enxuta consegue ter visão total do negócio e focar em proporcionar a melhor experiência, mantendo o usuário na ponta dos dedos.

*João Fabio Valentin é atualmente vice-presidente de DevOps para CA Technologies na América Latina

Contatos para a imprensa

Louriero Thiane

Débora Silva

Telefone: +55 11 5503 6363

Eduardo Gaggini

Zeno Group

Carolina Freitas de Mendonça

Zeno Group - Brasil

Larissa Rosa

Zeno Group - Brasil

Manuel Pinto

Zeno Group

SOBRE A CA TECHNOLOGIES

CA Technologies (NASDAQ: CA) cria softwares que potencializam a transformação das empresas e lhes permite aproveitar as oportunidades da economia dos aplicativos. Software está no centro de todas as empresas em todos os setores. Do planejamento ao desenvolvimento, da gestão à segurança, a CA Technologies trabalha com empresas em todo o mundo para mudar a maneira como vivemos, compramos, vendemos e nos comunicamos – por meio da nuvem (privada e pública), de plataformas móveis e de ambientes de TI, dos distribuídos ao mainframe. Saiba mais em www.ca.com/br.

NOTICIAS JURIDICAS

Copyright © 2016 CA. Todos os direitos reservados. Todas as marcas comerciais, nomes comerciais, marcas de serviço e logotipos aqui mencionados pertencem às suas respectivas empresas.

Central da moderna fábrica de software

Aqui, você encontra dicas, ferramentas e informações para impulsionar sua transformação digital.

Sobre o quê você gostaria de conversar?
Fale conosco 0800 771 6350