PrograMaria e CA Technologies abrem inscrições para curso de programação apenas para mulheres

• Curso Eu Progr{amo} é destinado a mulheres que possuem pouco ou nenhum conhecimento de programação
  • CA Technologies oferece bolsas de estudos para mulheres que não possam arcar com o valor da inscrição
  • Levantamento aponta que as mulheres representam menos de 8% dos programadores no mundo

São Paulo, 28 de junho – Dando sequência à série de iniciativas para promover a formação de mulheres em tecnologia, a iniciativa PrograMaria e a CA Technologies lançam mais uma ação focada no público feminino. As inscrições para o curso de formação “Eu progr{amo}” abrem hoje no site da organização e encerram no dia 09 de julho. A carga horária será dividida em 12 aulas, entre os dias 08 de agosto e 19 de setembro, totalizando 40 horas de formação.

O curso é destinado a pessoas com pouco ou nenhum conhecimento prévio em linguagens de programação e que querem usar a tecnologia como ferramenta no dia a dia. Será uma introdução a conceitos básicos de HTML, lógica, JQuery, JavaScript e CSS, capacitando as estudantes a programar sites. As 25 vagas disponíveis são destinadas ao público feminino e para concorrer, basta ter interesse pelo universo da programação. O curso será oferecido no SENAI do bairro de Santa Cecília, todas às terças e quintas, das 19h às 22h.

Patrocinado pela CA Technologies, uma das maiores fornecedoras de tecnologia corporativa do mundo, serão oferecidas bolsas de estudos às solicitantes que não puderem pagar o valor de inscrição. Esta é a terceira edição do curso de formação, que já formou 63 mulheres e recebeu mais de 1,6 mil inscrições no total.

O êxito de inscrições nas edições passadas comprova que as mulheres precisam apenas de incentivos para entrar no mercado de trabalho de tecnologia. "É fundamental remover as barreiras que separam as mulheres da tecnologia, não só porque o mercado carece de profissionais qualificados, mas principalmente porque o futuro está sendo escrito em linhas de código. A sociedade precisa que as mulheres também sejam protagonistas desse futuro", afirma Iana Chan, fundadora da PrograMaria.

Apesar de serem maioria na população e no Ensino Superior, o Censo IBGE 2010 mostrou que as mulheres brasileiras representam apenas 22% das turmas de Ciências da Computação e, é claro, a falta de representatividade na educação continua no mercado de trabalho. De acordo com o levantamento Stack Overflow Developer Survey, edição 2017, as mulheres representam menos de 8% dos desenvolvedores no mundo.

A carência de mulheres no setor é uma estatística que a CA Technologies pretende fazer sua parte para mudar. “Acreditamos que é nosso dever estabelecer um ambiente de trabalho que promova a diversidade, igualdade de gênero e inclusão de minorias. E para que nossa empresa reflita essa visão é necessário apoiar causas como esta. Queremos ver a transformação no mercado acontecer”, afirma Alexandre Scaglia, diretor de comunicação e responsabilidade social da CA Technologies na América Latina.

Sobre a PrograMaria

A missão da PrograMaria é empoderar meninas e mulheres por meio da tecnologia e da programação. As atividades se baseiam em três pilares: inspirar, debater e aprender. Além de mostrar exemplos reais de mulheres e projetos a fim de inspirar mulheres para que se sintam motivadas e confiantes a explorar os campos da tecnologia e também desmistificar o universo da programação, mostrando suas oportunidades, se incentiva o debate sobre falta de representatividade das mulheres, qualificando o debate sobre por que as mulheres são minoria nessas áreas e o tratamento hostil que muitas vezes recebem. A PrograMaria também promove oportunidades e ferramentas de aprendizagem de programação em um ambiente seguro e amigável, composto apenas por mulheres. Saiba mais em programaria.org/

SOBRE A CA TECHNOLOGIES

CA Technologies (NASDAQ: CA) cria softwares que potencializam a transformação das empresas e lhes permite aproveitar as oportunidades da economia dos aplicativos. Software está no centro de todas as empresas em todos os setores. Do planejamento ao desenvolvimento, da gestão à segurança, a CA Technologies trabalha com empresas em todo o mundo para mudar a maneira como vivemos, compramos, vendemos e nos comunicamos – por meio da cloud (privada e pública), de plataformas móveis e de ambientes de TI, dos distribuídos ao mainframe. Saiba mais em ca.com/br.

AVISOS LEGAIS

Direitos autorais © 2017 CA, Inc. Todos os direitos reservados. Todas as marcas registradas, nomes comerciais, marcas de serviço e logotipos aqui mencionados pertencem às respectivas empresas.

Contatos para a imprensa

Alexandre Scaglia

Naira Feldmann

S/A Llorente & Cuenca
Telefone: +55 11 3054 3341

Débora Silva

Telefone: +55 11 5503 6363

Central da moderna fábrica de software

Aqui, você encontra dicas, ferramentas e informações para impulsionar sua transformação digital.

Sobre o quê você gostaria de conversar?
Fale conosco 0800 771 6350